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Foto do escritorGiselle Lopes

Cardiologistas dão suporte aos médicos de unidades de Atenção Primária através de teleconsultoria.

O projeto BRAHIT (Brazilian Heart Insufficiency and Telemedicine) orienta as equipes clínicas com objetivo de melhorar a vida de pessoas portadoras de Insuficiência Cardíaca (IC) no Brasil. Além da troca de informações através da ligação, as ações do Projeto BRAHIT incluem a produção e oferta de material para educação do paciente, na forma de filmes em formato digital, e da realização de Cursos EAD sobre temas em cardiologia.


Como funciona a Teleconsultoria BRAHIT?


As chamadas podem ser realizadas através do link nonononononono. Antes de inserir o caso, cheque se tem todos os dados importantes para a sua avaliação para ​que a discussão seja mais rica e eficiente. Tenha em mãos os seguintes dados:


  • histórico clínico

  • doenças já diagnosticadas

  • medicamentos em uso

  • dados antropométricos (peso e altura)

  • sinais vitais

  • dados de exame físico

  • resultados de exames complementares que possam ser importantes



Troca de informação e envio de arquivos pelo Whatsapp agilizam a comunicação entre as equipes.


Após a submissão do caso, os médicos recebem uma mensagem pelo Whatsapp em até um dia útil, para iniciar o processo de teleconsultoria. Também pelo WhatsApp é possível enviar arquivos de exames complementares do paciente, como ECG, Raio X de tórax, laudos de Ecocardiogramas, Cateterismo cardíaco e outros. O foco principal é a Insuficiência Cardíaca, via final comum da maioria das doenças cardiológicas. Os médicos precisam estar cientes de que o processo de teleconsultoria é consultivo e não substitui os fluxos ordinários para encaminhamentos, solicitação de exames e outros procedimentos realizados através de sistemas de regulação, como o SISREG e o SER.

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